Profissional de apoio escolar: Qual seu papel na educação inclusiva?

18/06/2019

Fabiana Leme de Oliveira

mão infantil escrevendo, sendo apoiada por uma mão de adulto
mão infantil escrevendo, sendo apoiada por uma mão de adulto

Quando falamos em educação inclusiva e nos recursos necessários para que ela aconteça de fato, é fundamental pensar sobre o profissional de apoio escolar.

Esta função é relativamente nova e ainda necessita de muita regulamentação para que possamos entender, por exemplo:

Qual é a formação que este profissional deve ter, quais são suas reais atribuições e como sua atuação pode ampliar a acessibilidade do estudante com deficiência em todos os níveis de ensino.

A Lei Brasileira de Inclusão (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.) em seu Capítulo IV sobre o direito à Educação prevê no artigo 28 itemXVII - oferta de profissionais de apoio escolar; responsabilizando o ensino público e privado para oferecer, treinar e acompanhar as funções deste profissional;

Em nosso país, devido a falta de regulamentação da profissão, este papel tem sido desempenhado por diversos perfis, incluindo auxiliares de sala, estagiários de pedagogia, pessoas com ensino médio completo que acessam a vaga através de processo seletivo, professores com ou sem habilitação em Educação Especial, pessoas da comunidade e em muitos casos os próprios familiares.

A regulamentação é fundamental até para que este profissional tenha uma formação mínima para atuar junto aos estudante e colaborar com a equipe escolar na acessibilidade geral dos estudantes com deficiência ou com transtornos do espectro autista.

Vamos elencar algumas questões importantes sobre o papel, fundamental, deste profissional:

foto 2 torneiras e duas mãos infantis
foto 2 torneiras e duas mãos infantis

- Cuidados e atendimento as necessidades de higiene, alimentação e locomoção segura de estudantes que precisem destes cuidados; Estes cuidados não são atribuições exclusivas deste profissional mas é importante garantir que sempre que o estudante necessitar ele seja atendido e auxiliado neste sentido; Também é fundamental que este profissional incentive a autonomia, quando possível, nestas questões. 

Para isto o profissional deve receber informações importantes sobre as condições reais de desenvolvimento deste aluno, se apresenta alguma restrição ou orientações específicas de profissionais da área clínica (fisioterapeuta, fonoaudiologia entre outros)

O profissional de apoio também atua com mediação nas atividades escolares e por isso precisa ser orientado quanto suas ações para realizar a mediação de acordo com o planejamento do professor ou professora da sala.

O professor é sempre o responsável pela avaliação, planejamento, pelas atividades e pelas intervenções que o estudante necessita. Esta função não pode ser delegada ao profissional de apoio. Este profissional deve auxiliar na continuidade das mediações durante as atividades e compartilhar com os professores suas observações para colaborar na discussão de caso para ampliar a acessibilidade deste estudante ao conteúdo e sua participação nas atividades escolares.

foto criança brincando com letras móveis
foto criança brincando com letras móveis

Outro papel importante deste profissional é alternar a mediação mais intensiva e direta com o estudante com períodos de distanciamento permitindo que este estudante desenvolva suas próprias relações com seus colegas, busque alternativas para resolver seus problemas e se inclua de forma mais efetiva na turma.

Nem todo estudante com deficiência ou com transtorno do espectro autista necessita de um profissional de apoio durante toda sua escolaridade. Esta é uma questão muito importante e é preciso que a equipe escolar junto com a família avalie esta necessidade de forma objetiva. 

Nem sempre estar com um pessoa apoiando durante todo o tempo é uma boa alternativa no processo inclusivo, precisamos garantir que o papel do profissional de apoio se torne cada vez mais transitório na trajetória escolar destes estudantes, mas sempre avaliando a evolução individual e suas necessidades.

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Fabiana Leme
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