Profissional de apoio escolar: Qual seu papel na educação inclusiva?
Fabiana Leme de Oliveira
![mão infantil escrevendo, sendo apoiada por uma mão de adulto](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000197-b2dc1b3d80/mao.jpg?ph=d54eb29570)
Quando falamos em educação inclusiva e nos recursos necessários para que ela aconteça de fato, é fundamental pensar sobre o profissional de apoio escolar.
Esta função é relativamente nova e ainda necessita de muita regulamentação para que possamos entender, por exemplo:
Qual é a formação que este profissional deve ter, quais são suas reais atribuições e como sua atuação pode ampliar a acessibilidade do estudante com deficiência em todos os níveis de ensino.
A Lei Brasileira de Inclusão (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.) em seu Capítulo IV sobre o direito à Educação prevê no artigo 28 itemXVII - oferta de profissionais de apoio escolar; responsabilizando o ensino público e privado para oferecer, treinar e acompanhar as funções deste profissional;
Em nosso país, devido a falta de regulamentação da profissão, este papel tem sido desempenhado por diversos perfis, incluindo auxiliares de sala, estagiários de pedagogia, pessoas com ensino médio completo que acessam a vaga através de processo seletivo, professores com ou sem habilitação em Educação Especial, pessoas da comunidade e em muitos casos os próprios familiares.
A regulamentação é fundamental até para que este profissional tenha uma formação mínima para atuar junto aos estudante e colaborar com a equipe escolar na acessibilidade geral dos estudantes com deficiência ou com transtornos do espectro autista.
Vamos elencar algumas questões importantes sobre o papel, fundamental, deste profissional:
![foto 2 torneiras e duas mãos infantis](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000199-5a01a5afca/images%20%282%29.jpg?ph=d54eb29570)
- Cuidados e atendimento as necessidades de higiene, alimentação e locomoção segura de estudantes que precisem destes cuidados; Estes cuidados não são atribuições exclusivas deste profissional mas é importante garantir que sempre que o estudante necessitar ele seja atendido e auxiliado neste sentido; Também é fundamental que este profissional incentive a autonomia, quando possível, nestas questões.
Para isto o profissional deve receber informações importantes sobre as condições reais de desenvolvimento deste aluno, se apresenta alguma restrição ou orientações específicas de profissionais da área clínica (fisioterapeuta, fonoaudiologia entre outros)
O profissional de apoio também atua com mediação nas atividades escolares e por isso precisa ser orientado quanto suas ações para realizar a mediação de acordo com o planejamento do professor ou professora da sala.
O professor é sempre o responsável pela avaliação, planejamento, pelas atividades e pelas intervenções que o estudante necessita. Esta função não pode ser delegada ao profissional de apoio. Este profissional deve auxiliar na continuidade das mediações durante as atividades e compartilhar com os professores suas observações para colaborar na discussão de caso para ampliar a acessibilidade deste estudante ao conteúdo e sua participação nas atividades escolares.
![foto criança brincando com letras móveis](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000200-6cb0d6d854/alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20%282%29.jpg?ph=d54eb29570)
Outro papel importante deste profissional é alternar a mediação mais intensiva e direta com o estudante com períodos de distanciamento permitindo que este estudante desenvolva suas próprias relações com seus colegas, busque alternativas para resolver seus problemas e se inclua de forma mais efetiva na turma.
Nem todo estudante com deficiência ou com transtorno do espectro autista necessita de um profissional de apoio durante toda sua escolaridade. Esta é uma questão muito importante e é preciso que a equipe escolar junto com a família avalie esta necessidade de forma objetiva.
Nem sempre estar com um pessoa apoiando durante todo o tempo é uma boa alternativa no processo inclusivo, precisamos garantir que o papel do profissional de apoio se torne cada vez mais transitório na trajetória escolar destes estudantes, mas sempre avaliando a evolução individual e suas necessidades.
Sim é um desafio, se você tem dúvidas sobre este assunto ou quer comentar uma situação que sta vivendo, use os comentários aqui abaixo, vamos conversar!
![Fabiana Leme](https://d54eb29570.clvaw-cdnwnd.com/e792e890f2d5bd7d9b4ed8702ddcea9c/200000225-c5372c6331/Design%20sem%20nome%20%284%29.png?ph=d54eb29570)
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