Estimular a coordenação motora fina #emcasa
Profª Ariane VitorianoProfª Fabiana Leme
Primeiramente precisamos compreender a importância da estimulação.
Vamos lá!
Aprendemos por algum motivo e em geral em situações novas. Cada nova situação exige uma nova forma de resposta.
Esta aprendizagem vem por meio dos estímulos. Os estímulos são recebidos através de algum sentido: o olfato, o tato, a visão, a audição, o paladar e ainda o cinestésico*.
*cinestésico - percepção dos movimentos do corpo misturado com algum outro sentido, como o tato, a visão, a audição.
Vamos pensar num exemplo: Imagine que colocaram um novo farol na avenida próximo a sua casa. Logo para atravessar naquele trecho você precisará de novos recursos para atravessá-la. Antes olhava de ambos os lados para ver se tinha carro, agora além dos carros precisa observar o farol. Isto é um novo jeito de atravessar naquele trecho.
Muitas vezes em uma única atividade estimulamos mais de um sentido e mais de uma área.
- O que é da coordenação motora fina? Entendemos como coordenação motora fina, movimentos pequenos, geralmente realizados com a mão, como pegar objetos, encaixar peças, etc.
- O que é coordenação motora grossa? É aquela mais ampla feita com o corpo todo, como dançar, pular, correr, etc.
Na sua rotina em casa, inclua a atividades de coordenação motora diariamente. No início você vai precisar ajudar a fazer, mostrar com exemplos que a criança consiga realizar sozinha.
Vamos conhecer algumas habilidades importantes e atividades que estimulam a coordenação motora fina:
Movimento de pinça: é o movimento que utiliza os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos. Sugestão de brincadeira:
Pegar macarrão (penne ou parafuso) ou feijão colocá-los numa bacia. Pedir que a criança pegue um por um da bacia e cole no papel formando uma obra de arte;
Percepção visomotora: É a percepção e a coordenação do que é visto, qual espaço que é visto. Isso permite a criança identificar objetos, discriminar cores, tamanhos e formas e é muito importante no processo de aprender a ler e escrever
Separar pregadores por cor e pendurá-los no varal. Coloque os pregadores misturados em uma bacia e arme um varal na altura da criança. Peça que separe os pregadores por cores e pendure-os no varal também separados por cores.
Desenvolver e controlar a força é muito importante no processo de desenvolvimento da coordenação motora fina. Por isso utilize atividades que a criança precisa observar o que está segurando, quanto de força precisa realizar para executar a ação e com a prática irá aprender a regular-se.
Faça barquinhos de dobradura papel ou com caixas de ovos e coloque-o na bacia vazia. Peça para a criança encher a bacia colocando a água. Para colocar água utilize algum frasco que tenha em casa vazio e limpo (detergente, shampoo, creme, etc)
Destreza é a capacidade de ampliar a agilidade e a precisão na execução das atividades, a destreza é desenvolvida através da experiência, da vivência do fazer.
Pegue macarrão espaguete e o escorredor de macarrão (preferência com furos). Pedir para a criança encaixar (guardar) o macarrão nos furos. Também pode pedir para contar!
Aproveite essas atividades para divertir e estimular a coordenação motora das crianças!
Esse artigo ajudou a pensar em novas brincadeiras? Tem alguma dúvida ou sugestão?
Aproveite e escreva nos comentários.
Profª Ariane Vitoriano
Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual
Especialização em Psicopedagogia