Equidade, muito mais do que igualdade!
Fabiana Leme de Oliveira
Vamos imaginar a sala de aula, sua diversidade, muitas identidades e suas histórias. Cada um com suas habilidades, com suas dificuldades. Será que só garantir a igualdade seria suficiente?
Em termos de igualdade, todos receberiam os mesmos materiais, teriam o mesmo tempo de estudo e receberiam igualmente o mesmo apoio escolar.
Podemos compreender a igualdade como a "ausência de diferença", sim temos aqui um sentido de paridade. Mas quando falamos de igualdade de condições de acesso e permanência na escola com qualidade de ensino, "diluir" as diferenças e a diversidade oferecendo apenas oportunidades iguais pode mascarar uma forma de exclusão;
Quando lutamos por igualdade dentro das diferenças estamos querendo dizer que pessoas diferentes apresentam necessidades diferentes e tem o direito a terem, suas diferenças, reconhecidas igualmente.
Quando falamos de equidade, o conceito fundamental é o de justiça, de igualdade de condições de acesso e não somente igualdade de recursos.
A equidade se aproxima do conceito de acessibilidade. E quando falamos de acessibilidade precisamos lembrar da acessibilidade física, mas também da acessibilidade atitudinal, de conteúdos e de materiais didáticos.
Devemos estruturar nossa prática sempre refletindo sobre quais serão as necessidades individuais do estudante dentro das situações de aprendizagem:
- Flexibilização temporal;
- Material didático acessível;
- Mediação da aprendizagem;
- Atendimento de contra turno com Professor Especializado;
- Individualização dos objetivos de ensino
- Diversificação das estratégias de ensino;
Tecnologia Assistivas:
- De apoio à mobilidade;
- Para comunicação alternativa;
- Auxílio em atividades diárias;
- Que auxiliam as atividades escolares;
Já conheceu?
Manual para garantir inclusão e equidade na educação - UNESCO
"Incluir todos os estudantes e garantir que cada indivíduo tenha uma oportunidade igual e personalizada para o progresso da educação ainda é um desafio em quase todos os países. Apesar do louvável progresso alcançado nas duas últimas décadas para expandir o acesso à educação básica, esforços adicionais são necessários para minimizar barreiras à aprendizagem e garantir que todos os estudantes em escolas e outros setores da educação possam usufruir genuinamente de um ambiente inclusivo. A agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo é não deixar ninguém para trás, fornece uma oportunidade única de construir sociedades mais inclusivas e equitativas. Isso deveria começar com sistemas de educação inclusivos.
Conheça o Manual na íntegra no site da UNESCO, clique aqui.
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