Distúrbio do Processamento Auditivo Central - Estratégias Pedagógicas
Fabiana Leme de Oliveira
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central* (*DPAC)pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças.
Entre 2 a 7% do público infantil em idade escolar pode ter *DPAC diagnosticado ou não.
Os indivíduos com essa dificuldade auditiva não conseguem entender o que ouvem da mesma maneira que outras pessoas.
Devido a isso podem apresentar dificuldades escolares e precisamos conhecer como perceber os primeiros sinais para encaminhar corretamente e sobre as diferentes estratégias de estimulação e para ensino.
O *DPAC é diferente de perda auditiva ou surdez
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central* (*DPAC) é um transtorno funcional da audição.
A pessoa detecta os sons normalmente, mas tem dificuldades em interpretá-los e processar a informação auditiva corretamente.
Muitas vezes, o *DPAC é confundindo com uma perda auditiva ou um distúrbio de aprendizagem.
E quais são as características que precisamos ficar atentos?
- Dificuldades em ouvir quando o ambientes ruidosos;
- Se queixam de desconforto ao som em ambientes com vários barulhos competitivos;
- Déficit nas habilidades fonológicas (percepção dos sons das letras), podendo ocorrer trocas de letras na fala e/ ou na escrita;
- Dificuldade para seguir instruções;
- Realiza grande esforço para se manter concentrado;
- Dificuldades para localização da fonte sonora;
Quer saber mais sobre o DPAC*? Veja os melhores momentos da aula aberta especial:
E quais estratégias inclusivas preciso conhecer para minha sala de aula?
1 - Amplie de vocabulário
Sim, é fundamental ampliar o vocabulário, o conhecimento das palavras.
Você pode utilizar as histórias, um banco de palavras ou criar uma álbum de palavras novas;
No Ensino Fundamental II em diante, incentive o aluno, a aluna a manter um glossário de palavras novas, explorando seu significado.
Você pode até propor algumas competições com a classe toda, formando uma gincana de palavras desconhecidas que podem ser utilizadas para um Divertido campeonato de Soletração.
2 - Apoie suas falas em materiais visuais e táteis;
Essa estratégia é uma das mais importantes e auxilia a muitos alunos e alunas, não só os que apresentam DPAC*.
É fundamental integrar todos os sentidos na aprendizagem, para além do uso exclusivo da audição;
Quanto mais experiência proporcionamos mais aprendizagem geramos.
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3 - Evite carteiras ao lado de janelas ou portas com ruídos externos;
Como a percepção e a priorização dos sons pode estar comprometida, ambientes muito ruidosos podem dificultar a compreensão.
Quando mais próximo estiver da fonte, da origem do ruído mais intenso e mais desconfortável ele se torna.
Por isso buscar uma posição na sala, mais neutra em relação aos ruídos externos é indicado.
4 - Repita as comandas individualmente;
Pergunte individualmente se compreendeu o que foi solicitado no coletivo e se for preciso repita as informações de forma individual.
Muitas vezes o aluno, a aluna pode se sentir constrangido por não entender no mesmo tempo de que os outros, nesse momento acolha e encoraje o aluno, a aluna a compreender que não há problemas nesse sentido.
Estimule também que ele desenvolva outras estratégias, como tomar notas, usar cores diferentes para destacar itens principais.
Eu preparei um infográfico sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo Central, se quiser você pode fazer o Download:
Você já conhecia o DPAC?
Tem outras estratégias para compartilhar conosco?
Aproveite os comentários para compartilhar suas estratégias ou tirar suas dúvidas;