Deficiência Intelectual: 20 simples estratégias inclusivas para aprendizagem significativa
Fabiana Leme de Oliveira
O primeiro passo para garantir a aprendizagem significativa é compreender os processos de aprendizagem de forma geral e quais são as especificidades que podem impactar o desenvolvimento geral do indivíduo.
Dentre muitos fatores que impactam na aprendizagem, hoje vamos conversar um pouco sobre Deficiência Intelectual.
O tema é extremamente amplo e precisamos ampliar cada vez mais o estudo e pesquisa para compreender os processos de aprendizagem específicos na Deficiência Intelectual e como atuar.
Antes de começar nossa lista de estratégias, você sabe o que Deficiência Intelectual?
Segundo a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities* a deficiência intelectual é uma deficiência caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo , que abrange muitas habilidades sociais e práticas cotidianas.
Esta deficiência tem origem antes dos 18 anos .
Para entender o impacto dessas limitações podemos citar:
- Dificuldades na aprendizagem de novos conceitos e habilidades;
- Problemas para coordenar a autogestão em situações da vida, como cuidados pessoais, na convivência social, na organização de tarefas escolares e/ou profissionais, no uso do dinheiro, organização de seus horários, entre outros;
- Habilidades sociais/interpessoais (habilidades com amizades, julgamento social e autorregulação);
- Comunicação (compreensão e expressão);
- Habilidades ligadas à linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória;
- É muito importante lembrar que cada indivíduo irá apresentar diferentes habilidades (SIM! Eles têm muitas habilidades) e diferentes dificuldades, por isso é fundamental considerar cada indivíduo em seu processo de aprendizagem.
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Confira nossa lista de estratégias e lembre-se que nem todas se aplicarão nesse momento, mas é muito importante você conhecer para planejar cada dia melhor:
1. Converse (e muito) com a criança. Fale sobre o que vocês estão fazendo, nomeie os objetos, partes do corpo e ações;
2. Estimule que a criança expresse seus desejos e necessidades.
3. Aumente sempre o vocabulário da criança utilizando fotos, figuras e imagens.
4. Brinque! Estimule o "faz de conta" ou jogo simbólico;
5. Com os pequenos, cante músicas infantis e que utilizam a imitação;
6. O vínculo afetivo é importante sempre em todas as situações;
7. Usar diferentes estratégias e materiais para um mesmo objetivo, estimulando assim a memória e a generalização;
8. Priorizar a qualidade e não quantidade de atividades;
9. Solicitar uma ou poucas ordens de cada vez;
10. Explicar de modo claro e verificar se o aluno compreendeu a ordem;
11. Uso jogos e atividades divertidas, brincar é importante para todas idades;
12. Partir de elementos concretos para o pensamento abstrato;
13. Ir do simples para o complexo;
14. Segmente as atividades;
Aproveite para assistir o vídeo com dicas sobre:
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO e
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
15. Utilize cores, materiais concretos e material de apoio (tabuada, calculadora, tabela de números etc);
16. Utilização do calendário até a correta fixação da ordem cronológica;
17. Em situações problema, utilize de recursos para ilustrar a situação e facilitar a compreensão: figuras, objetos, dramatização entre outras;
18. Priorize a qualidade das atividades;
19. Selecione seus objetivos de aprendizagem e durante a intervenção junto com o estudante registre suas observações;
20. Apresente o conceito monetário, uso do dinheiro;
Compartilhe comigo suas estratégias, aproveite os comentários e me auxilie a ampliar essa lista de sugestões!
Ficou com alguma dúvida, comente aqui abaixo, vamos ter uma atuação colaborativa e ampliar nossas reflexões, combinado?
Espero você no próximo artigo e siga nossas redes sociais!