Como elaborar o Portfólio na Educação Inclusiva

19/11/2021
Imagem ilustrativa
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Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo estudantes ao longo de determinado período e tem como objetivo mostrar o processo de aprendizagem e o contexto vivenciado. 

Elaborar um portfólio vai além do que reunir algumas atividades realizadas ou produzir atividades específicas para este fim.

O portfólio deve reunir atividades relevantes, escolhidas depois de uma análise feita de forma colaborativa entre a professora ou professor e o próprio estudante.

O critério da escolha não é apenas estético.

O que importa, é selecionar trabalhos que demonstrem a trajetória da aprendizagem. 

Compreender o processo de criação dos Portfólio traz o estudante para o centro do seu processo de Ensino e Aprendizagem, pois durante a seleção das atividades é possível ampliar a mediação e retomar as aprendizagens adquiridas.

Portfólio não é um diário ou um álbum

Nem todas as atividades devem ir para o Portfólio e também não devemos nos preocupar apenas com as questões estéticas ou de apresentação de resultados.

Este instrumento apresenta uma grande função avaliativa, por não ser limitado aos testes ou provas, por isso podemos selecionar atividades que foram significativas (para a professora, professor e para os estudantes) e que muitas vezes esteticamente não seriam as escolhidas.

Muitos estudantes não utilizam o registro gráfico nas atividades, mas isto não quer dizer que não estão aprendendo, por isso utilize fotos, pequenas filmagens e até captura de telas durante as atividades executadas.

menina com Síndrome de Down mostrando a mão com tinta colorida
menina com Síndrome de Down mostrando a mão com tinta colorida

Por quê utilizar o Portfólio como estratégia na Educação Inclusiva?

O processo de ensino e aprendizagem não é linear, e precisamos de formas de conduzir este processo para garantir que todos os estudantes acessem os conhecimento e o seu Direito à Aprendizagem. 

Estes instrumentos de avaliação que vão muito além das provas ou testes, que são importantes, mas refletem um momento específico e não a construção e o processo.

Neste sentido uma Avaliação Formativa auxilia professoras e professores no seu planejamento e na sua prática pedagógica, pois buscam elementos de forma longitudinal no processo, embasando a prática.

A avaliação Formativa tem como objetivo acompanhar a evolução da aquisição de conhecimento do estudante.

Não há atribuição de nota. 

Permite a coleta de evidências, pelo estudante e pelo professor, da eficiência do ensino-aprendizagem para a correção rápida das rotas de ensino.

Quais são os itens que compõe um Portfólio?

Não existe um padrão fixo dos itens que podem compor um Portfólio, tudo irá depender dos seus objetivos, da idade dos estudantes e de como está organizado o conteúdo.

Mas vamos trazer uma sugestão de organização que você poderá adaptar de acordo com sua realidade:

  1. Capa - Pode ser confeccionada pelo estudante com pinturas, desenhos ou escolhendo um atividade preferida;
  2. Identificação do estudante - Aqui podemos colocar o nome, a foto, a impressão da palma da mão, fotos ou dados dos familiares e amigos próximos;
  3. O grupo: Identificação do estudante como parte do grupo da sala de aula - lista dos estudantes, uma foto da turma completa, um quadro de assinaturas coletivo;
  4. Atividades iniciais: normalmente as atividades de sondagem de aprendizagem - sondagem de escrita, desenho de figura humana, conhecimento de números - selecione as principais e que façam sentido com seus objetivos de ensino;
  5. Atividades comentadas: De tempos em tempos, selecione junto com o estudante as atividades que foram significativas e que mostram o desenvolvimento das habilidades neste período; Façam um breve comentário sobre a atividade escolhida, o que foi mais significativo, as principais dificuldades. Vá arquivando em ordem cronológica.
  6. Auto avaliação: Espaço para que o estudante relate como ele percebe sua aprendizagem, como está se sentindo, onde ele possa se expressar (de forma escrita, desenho, recorte etc)
  7. Avaliação da professora/professor: As reflexões finais sobre o processo de aprendizagem do estudante, com indicações para continuidade no próximo ano.

Confira o Tutorial de como montar o Portfólio no Canva:

Você utiliza o Portfólio?

Aproveite os comentários para dizer se utiliza o Portfólio na sua prática, se gostaria de usar mas tem dúvidas ou se utiliza de outras formas.

Também confira o vídeo e aprenda a fazer um Portfólio virtual, para trazer mais dinamismo para este recurso.

Fabiana Leme
Fabiana Leme