Como adaptar atividades para alunos com baixa visão: 15 orientações importantes
Quando temos um aluno com baixa visão na sala de aula, precisamos ficar atentos para algumas orientações importantes na hora de adaptar atividades e de como oferecer diferentes materiais pensando na acessibilidade ao conteúdo favorecendo a aprendizagem.
Quando falamos de baixa visão, estamos nos referindo a uma série de condições visuais e com muitas possibilidades. Muito além dos resultados dos exames oftalmológicos, na escola o mais importante e como este aluno usa sua visão.
Então como professores e professoras podem ter uma
- É muito importante controlar a iluminação do ambiente, luz em excesso podem causar ofuscamento;
- O contrário, ambientes com pouca iluminação, também podem prejudicar a eficiência e o conforto visual;
- Verifique se não há reflexos na lousa, que impeçam uma boa visualização;
- Permita que o aluno possa mudar de carteira para visualizar a lousa, sempre que necessário;
- Permita que o aluno possa mudar de carteira para visualizar a lousa, sempre que necessário;
- O tamanho e o tipo das letras é muito importante, normalmente testamos diferentes tamanhos e tentamos ir diminuindo ao máximo.
- O recomendado é começar com fontes do tipo ARIAL ou VERDANA tamanho 24 e verificar se o aluno apresenta boa visualização;
- Mantenha um bom contraste, facilita muito a leitura.
- Nas atividades mantenha apenas o que for necessário, evite bordas, desenhos extras que deixem o material visualmente poluído;
Permita que o aluno aproxime o material de leitura para perto dos olhos. Isso não prejudica a visão.
Para melhorar a postura use um plano inclinado;
Permitir que ela movimente sua cabeça buscando a posição que mais favorece o uso do seu campo de visão.
- Existem muitas tecnologias assistivas que podem auxiliar na ampliação para leitura, tais como: lupas, telelupas e telebinoculares.
- Verifique se a pauta, as linhas dos cadernos estão visíveis ou se o aluno necessita de cadernos com pautas ampliadas;
- A orientação mais importante é sempre perguntar ao aluno como se o recurso, o tamanho de letra, da pauta do caderno e se sua posição na sala de aula estão adequados. É importante sempre retomar este diálogo, pois, muitas condições visuais se alteram com o tempo e serão necessário novos ajustes.
Estas orientações são gerais, mas com certeza auxiliam ao professor, à professora no planejamento inicial com um aluno com baixa visão. Ainda tem dúvidas, quer relatar sua experiência?
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