5 dicas para fazer adaptação de atividades na Educação Inclusiva
Fabiana Leme de Oliveira
Um dos grandes desafios para colocar a Educação Inclusiva na prática é a adaptação de atividades para alunos com deficiência ou com transtorno do espectro do autismo.
O que adaptar? Como adaptar? Por que adaptar?
Seria isso possível? Quantos planejamentos é preciso ter? Vamos trazer alguns pontos para reflexão e assim auxiliar o seu dia a dia.
1 - Conheça
Um dos primeiros passos é conhecer para quem você está planejando: quais são suas habilidades, suas dificuldades, se apresenta alguma deficiência ou transtorno e como isso pode impactar em sua aprendizagem;
Faça um inventário de informações anteriores tais como: se já participou de programas de reforço, atendimentos de apoio extra escolares e se conta com atendimentos clínicos de suporte;
Se tiver um diagnóstico, procure conhecer mais sobre seus aspectos gerais, mas sempre considere sua avaliação pedagógica do individuo acima de tudo;
2 - Simplifique
Nem sempre é preciso estabelecer dois ou mais planejamentos. Na verdade o objetivo da educação inclusiva é que o aluno compartilhe do mesmo planejamento da turma e somente quando for necessário haja alguma adaptação, materiais específicos ou um planejamento diferenciado;
Por exemplo se a turma está estudando frações e o aluno ainda não compreendeu o sistema de numeração e está realizando contagem simples, o objetivo do planejamento será o mesmo: Compreender que um inteiro pode ser segmentado em partes iguais. Para que este aluno atinja este objetivo você poderá utilizar materiais concretos, por exemplo
3 -
Estabeleça
Quando estabelecemos
4 - Parcerias
Busque parcerias: Elaborar material diferenciado leva tempo, busque na própria escola parcerias na construção de materiais diversificados e que possam ser compartilhados otimizando assim o tempo e enriquecendo as aulas.
5 - Engajamento do grupo
Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática;
Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.
Além de trabalhar os conceitos de cidadania e ética ao transformar um conteúdo em algo concreto todos aprendem mais.
Aproveite os comentários para trazer suas reflexões, suas dúvidas e sugestões de temas.
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