Educação Inclusiva: 5 dicas para elaborar relatórios pedagógicos 

12/11/2021

Fabiana Leme de Oliveira

Foto: mão escrevendo no papel
Foto: mão escrevendo no papel

Com a chegada do final do ano, precisamos nos organizar para registrar o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência ou com transtorno do espectro autista.

Como sabemos na Educação Inclusiva a individualização do ensino é fundamental. Muito além do que seguir planejamentos e avaliações muito amplas, é preciso considerar as aprendizagens, as facilidades e as dificuldades individuais no ato de ensinar.

Por isso os relatórios pedagógicos são importantes, mas do que um documento é um relato, uma sistematização do percurso de aprendizagem do estudante, os objetivos de ensino específicos, as intervenções realizadas, as parcerias construídas ao longo do caminho e o resultado de todo esse processo.

Veja essas dicas para auxiliar você na elaboração dos relatórios de seus alunos:

Dica 01 - Organize toda a documentação antes de começar

É muito importante selecionar e organizar toda a documentação por aluno e por ordem cronológica evitando enganos e esquecimentos de fatos importantes;

Não se esqueça de verificar suas anotações ao longo do ano e o registro das conversas com outros profissionais e com a família também;

2 - Realize avaliações adicionais e de forma individual

Após separar toda documentação, verifique se você têm dados suficientes sobre as diferentes áreas do desenvolvimento (área motora, linguagem, socialização etc). 

Caso você precise aprofundar algum item, realize uma observação mais direcionada, você pode realizar essa observação em uma atividade sistematizada, em atividades coletivas ou observando o estudante na aula de outro professor (educação física ou artes) por exemplo.

3 - Leia os relatórios anteriores e converse com outros profissionais

Essa etapa é muito importante, pois além de realizar um levantamento anterior das aprendizagens, também pode fornecer outro ponto de vista sobre as questões do desenvolvimento.

A responsabilidade de construir o relatório é do professor, mas caso o estudante tenha o acompanhamento de um mediador escolar é fundamental que as suas observações também constem nesse relato;

4 - Escreva sobre as diferentes áreas do desenvolvimento

A escola valoriza muito as áreas de escrita, leitura e matemática. Mas é fundamental ampliar nossa observação e atuação, por que o estudante não se resume apenas essas aprendizagens.

Relatar o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, da compreensão, da área motora entre outras é fundamental para valorizar toda a aprendizagem do indivíduo;

5 - Sinalize os próximos passos 

Ao finalizar um relatório, sinalize a continuidade do processo, pois, após todo o período que o estudante esteve em sua sala com certeza você poderá contribuir e muito para a continuidade do processo de aprendizagem como um todo.

Foto: Fabiana Leme
Foto: Fabiana Leme

Aproveite os comentários para trazer dúvidas, reflexões e sugestões.

Sabemos da importância e da responsabilidade de organizar os relatórios de nossos estudantes e espero que estas dicas possam te auxiliar na construção dos relatórios pedagógicos.